RADIO NOVA KANAAN - FRANCA SP

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

A TRIBO DE NAFTALI

A TRIBO DE NAFTALI
Significa “Minha Luta” O território dos descendentes de Naftali ficava ao Norte e ao ocidente do mar da Galiléia, estendendo-se desde as montanhas do Líbano, até as extremidades daquele lago. Incluía as áreas ricas e férteis adjacentes às cabeceiras do rio Jordão e a praia ocidental do mar da Galiléia (Dt 33:23) (Js 19:32-39).
Na qualidade de tribo de fronteira, o território de Naftali estava sujeito a muitas invasões vindas do norte e do leste.
O cântico de Débora celebra os heróis de Naftali, que arriscaram a própria vida a fim de participarem do livramento de Israel (Jz 5:18). Alegria e risos, carisma.
Naftali é uma gazela solta; ele dá palavras formosas.(genesis 49:21) Na Cabala, o nome Naftali é lido como duas palavras: nofet li, "doçura é para mim". Naftali reflete sua sabedoria para permutar palavras em geral
NOTA: Naftali é um cervo enviado [mensageiro], que dá [expressa] palavras eloqüentes. As "palavras eloqüentes" de Naftali provocam júbilo e riso aos ouvidos de todos que escutam. Ao final da Torá, Moisés abençoou Naftali: A vontade de Naftali está satisfeita. Havia duas razões para Jacó comparar Naftali a uma gazela: 1 - Assim como a gazela corre rápido, assim os frutos na parte de Israel pertencente a Naftali amadurecerão mais rapidamente que em qualquer outro lugar.
2 - O próprio Naftali, e mais tarde muitas pessoas de sua tribo, serão ligeiros e rápidos como a gazela. Quando os judeus precisarem de um mensageiro ágil para levar as notícias a qualquer lugar, enviarão um homem de Naftali
A gazela é um animal muito arisco e não se deixa caçar facilmente. bonito e de porte delicado. Vivem em grandes manadas, sendo animais muito assustados e nervosos. São velozes corredoras. A gazela é um animal tranquilo que vive em grupos pequenos podendo percorrer grandes distancias em busca de água e de alimento, e seus hábitos são diurnos. gazela é muito arisca e tem uma audição privilegiada, podendo escutar a aproximação de algo ou alguém há quilômetros de distancia, e a qualquer movimento sua tendência é fugir, contando com sua grande velocidade para despistar seus predadores, no entanto se sentir-se ameaçada pode atacar e para isso conta com seus chifres, sua velocidade, tamanho e força, podendo matar um caçador facilmente.
As terras herdadas pelas tribos de Zebulom e Naftali compreendiam exatamente a região norte de Israel, ou a Galiléia, onde Jesus se criou e passou grande parte de seu ministério. A tradução do versículo um, feita por Keil e Delitzsch, mostra mais claramente o que é prometido: "'Pois não permanecerá escuro onde agora existe angústia; na primeira vez ele trouxe desgraça à terra de Zebulom e à terra de Naftali, e na última ele trará honra ao caminho do mar, além do Jordão, o círculo dos gentios.'" (Commentary, 7:1:243.)
Deut.33:23 – Disse de Naftali: Ó Naftali, saciado de favores, e farto da bênção do Senhor, possui o lago e o sul."
Descendentes: Baraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário